Sobre




ENEIMAGEM / EIEIMAGEM



O conhecimento das imagens, de sua origem, das suas leis, é uma das chaves do nosso tempo. Para compreendermos a nós mesmos e para nos expressarmos, é necessário que conheçamos a fundo o mecanismo dos símbolos que utilizamos.
− Pierre Francastel


  As imagens, estudadas em diversas áreas do conhecimento e campos de pesquisa, existem e resistem por tantas razões quantos seus meios de veiculação. Em outras palavras, múltiplas imagens e suportes vivem com e entre nós. Na tela de cinema, no papel ou no monitor digital; na madeira, no tecido ou no couro; nos muros, nos documentos, nos artesanatos; também na pele e na psiqué são impressas cenas, retratos, humores, símbolos, ícones e rabiscos; são testemunhos, representações e abstrações que se tornam objetos de investigação, de estudo e de reflexão. Na era das imagens, o diálogo é necessário.

  Assim, essa edição, inspirada no conceito de ukiyo presente no universo japonês, tem nas “Imagens flutuantes” a temática geral do VIII Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) e do V Encontro Internacional de Estudos da Imagem (EIEIMAGEM), eventos promovidos pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) da Universidade Estadual de Londrina (Brasil) e que serão realizados totalmente online entre 10 e 28 de maio de 2021.

  As imagens flutuantes parecem perpassar a iconosfera do mundo contemporâneo em diferentes sentidos, englobando fenômenos em constante mudança (da política às epidemias, elas também envoltas pela política), mas também assumindo a própria transformação do olhar, do analógico ao digital. Imagens disseminadas, por sua vez, numa velocidade jamais vista, talvez mesmo aquela do imediato, por meio de canais que tornam um número maior de indivíduos não apenas consumidores, mas também produtores. Basta pensar, por exemplo, nos smartphones e nas redes sociais. Isso não quer dizer que nosso evento não englobará também as produções do passado, considerando a historicidade da imagem concebida tanto como meio quanto objeto. Contamos com a participação de todas e todos!


Atenciosamente,
Comissão Organizadora.